25-abril-billboard

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Crítica: Temporário 12 / Short Term 12 (2013)

*7.5/10*

O dia-a-dia de um centro de acolhimento temporário para jovens serve de mote a Temporário 12, onde mergulhamos profundamente na intimidade de jovens e técnicos. Apesar dos inevitáveis clichés, Destin Cretton traz um filme que se distingue pela proximidade com o espectador, que irá viver de perto dramas muito reais, entrando na intimidade e esforçando-se por compreender o que vai na cabeça destes jovens problemáticos ou com um passado turbulento.

Grace (Brie Larson) dedicou a sua vida a ajudar estes miúdos. Comprometida com o seu emprego e apaixonada pelo seu colega Mason (John Gallagher Jr.), continua porém a debater-se com o seu próprio passado conturbado quando descobre que a sua vida está prestes a mudar para sempre. Ao mesmo tempo, dá entrada nas instalações uma jovem que tem sido constantemente transferida entre instituições, devido ao seu comportamento perigoso. Quase imediatamente, cria-se uma ligação entre ambas. Mas se Grace conseguisse confiar e falar com Mason da mesma forma que encoraja aqueles jovens a fazê-lo, conseguiria encontrar uma maneira de fazer as pazes com o passado, ao mesmo tempo que apoia aqueles que mais dependem dela.

O que Temporário 12 poderia perder no seu argumento pouco original – já que são inúmeros os filmes sobre jovens problemáticos -, ganha na proximidade e na forma intima como entramos na vida destas personagens (a câmara irrequieta – que pode incomodar muita gente, mas a que depressa nos habituamos – muito contribui para esta intrusão). Iremos partilhar dos seus dramas e emocionar-nos com a crueldade do seu passado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, sou do Brasil!
Vi o filme a uns 5 meses atrás, o filme é de um sutileza maravilhosa, sem contar no show de atuações, tanto dos jovens como dos voluntarios do abrigo, o filme é tão bom que hoje vou rever no canal a cabo CINEMAX, adorei seu post.


Vou aproveitar e escrever sobre o filme também.

Bjos e tenha um bom dia